Preparamos uma entrevista para você conhecer melhor o Chef Rui, que vai muito além do “Rui do MasterChef”.
Nessa quinzena temos um convidado especial, o Chef Rui Morschel de 29 anos, participante no MasterChef 2018. O Chef nos presenteou com uma receita especial em nosso cardápio, o Entrecôte na Manteiga de Ervas com Risoto de Beterraba e Queijo de Cabra.
Confere aqui um pouco sobre o que ele contou pro The Market:
Como você descreve a sua culinária/cozinha hoje em dia?
Minha cozinha sempre foi voltada à culinária caipira. Minhas referências são as comidas de minhas avós e deu meu pai, que são todos do interior. Pratos como polenta, quirera, frango ensopado, galinhadas e arroz de suã, por exemplo, eram frequentes em nossos finais de semana desde criança. Trago essas referências até hoje, e gosto de dizer que meu estilo de cozinha é “almoção de domingo, sabe?”. Tenho certeza que você entende o que eu estou falando!!
Você se incomoda de ser ainda atrelado ao MasterChef? Qual foi a importância do programa na sua vida pessoal e carreira?
Não me incomodo nem um pouco! Procuro sempre mostrar às pessoas quem é o “Rui” além do “Rui do MasterChef”, mas isso não quer dizer que ele não exista! O programa foi há 03 anos atrás, e desde então minha vida mudou completamente. Eu sou engenheiro e trabalhava em banco, e hoje sou cozinheiro profissional graças à oportunidade que tive. Tenho plena consciência de que se não fosse pelo programa, minha realidade hoje seria bem diferente.
Depois do programa, nesses 2 anos, você mudou algumas percepções sobre o mercado e a profissão?
Eu acredito que a gastronomia sofreu um impacto positivo gigante por conta dos programas de televisão de uns 7-8 anos pra cá. Antigamente, a profissão era praticamente desconhecida, e jovens não a viam como real carreira desde cedo. Hoje, dezenas de cursos de gastronomia foram criados para suprir esta demanda, e vemos bons profissionais sendo formados diariamente. A única coisa que todos os cozinheiros profissionais são de acordo é o fato de que a vida real de uma cozinha é bem diferente do glamour de reality shows. Muitos se enganam que é uma vida fácil, e de que apenas estudando 1 ano já é possível ser Chef. A carreira é longa, exaustiva e não é para todos, assim como
Tem planos para abrir algum negócio seu? Ou algum outro projeto para 2021?
Gostaria muito de ter um espaço físico meu, para mostrar minha cozinha para mais pessoas, porém para 2021 não é o plano. Ter um restaurante é muito mais difícil do que pensam, e para sobreviver não basta apenas cozinhar bem, é necessária gestão!! Infelizmente, o cenário atual está bem difícil para novos negócios, mas quem sabe um dia? Para 2021, quero focar em meu projeto social “Van Cozinhar”, que consiste em melhorar as merendas escolares das escolas públicas, por meio da capacitação das merendeiras. Assim que as escolas retornarem com segurança, farei uma viagem de 03 meses pelo Paraná a bordo da minha van “Polaca”, uma casa sobre rodas que eu mesmo construí, para pesquisar melhores práticas de gestão pública e também aprender um pouquinho com as merendeiras. Quando retornar, espero aplicar o que aprendi em uma cidade modelo! Meu sonho grande é que todos os estudantes do nosso país possam se alimentar de maneira nutritiva nas escolas, com o que de melhor a escola puder oferecer.
Qual sua opinião sobre serviços de clubes de assinatura de delivery de receitas?
Sempre fui fã deste modelo de negócios. O maior empecilho para que as pessoas cozinhem pratos mais elaborados em casa é a compra de insumos! Para se fazer um risoto, por exemplo, é praticamente impossível comprar menos de 500g de arroz arbóreo, um produto caro e bem específico. Os clubes possibilitam que as pessoas possam fazer estas receitas sem desperdício, recebendo somente o necessário para aquele momento! Acho fantástico essa democratização e, principalmente, o fato das pessoas buscarem aprender durante esse processo!
Qual sua dica para quem gosta de se aventurar na cozinha mas não sabe por onde começar?
Não tenha medo de errar!! Muitas pessoas me pedem ajuda pois tem “medo de errar tal receita, e perder tal ingrediente”. Sim, é bem possível que você vá errar!! Mas, e daí?? Todos nós erramos, eu, você, e você que está lendo também! A minha principal dica é se desafiar! E não precisa ser logo de cara com um produto caro ou difícil, como frutos do mar por exemplo! Se desafie a fazer um omelete bem feito, bem amarelinho e cremoso! Até na simplicidade há seus desafios, e lhe garanto que, quando você finalmente conseguir (lá pelo 3º ou 4º omelete), a satisfação será tão grande que você não irá parar somente no “ovinho”.
Deixe aqui sua mensagem ao público, para quem te conhece e não conhece.
Quero agradecer a oportunidade de compartilhar esta receita com você! Muito obrigado por me receber na sua casa, e por cozinhar a minha comida! Com este passo a passo que criamos juntos, eu tenho certeza que você não irá errar, e terá uma experiência incrível nesta noite de mãos na massa!! Para quem quiser se aventurar ainda mais, convido para seguir minhas redes sociais – @ruimorschel e @finodoboi no Instagram! Ali existem centenas de receitas, além de muitas dicas sobre gastronomia como um todo! Ah, e não deixe de saber mais sobre meu curso online de gastronomia: é indicado exatamente para você, que gosta de cozinhar algo diferente “de vez em sempre” ;D
**
Deu vontade de ser um MasterChef também? Então comece pedindo a receita do Rui em nosso site e aproveite que tem promoção para novos assinantes. Corre pedir o seu Kit. Clique aqui.
**
#masterchefbr #topchef #chef #masterchef #cheflife #chefs #gastronomia #curitibafood #instafood #cwb #curitibagastronomica #food #curitilover #cwbfood #foodporn #foodie #comida #realityshow #reality #tvshow#