Você já pensou em mexer na comida com as suas mãos? Talvez já tenha feito isso por não possuir os equipamentos necessários, como uma espátula para mexer em uma comida mais pastosa, um utensílio para fazer massas ou simplesmente por achar mais rápido e prático. Não possuir esses itens muitas vezes acaba fazendo com que a pessoa mude de receita, por ficar com medo de que não dará certo sem tal equipamento. Isso não precisa ser feito! Saiba que você pode sim usar as mãos para preparar seu alimento.

Geralmente, um dos maiores motivos de as pessoas não colocarem suas mãos na comida é devido ao fato de que possuem um certo receio de as deixar ‘’sujas’’ ou contaminadas, mas isso não é verdade, desde que você tome todos os cuidados necessários e faça a limpeza delas de maneira correta.

Vão aí algumas dicas para que você possa usar suas mãos para mexer nos alimentos:

  • Deixe suas unhas curtas e limpas.
  • Retire o esmalte e qualquer acessório.
  • Não lave as mãos no mesmo espaço em que lava as panelas e utensílios.
  • Use sempre sabonetes líquidos e antissépticos, partindo dos cotovelos para as mãos, esfregando bem e principalmente em volta das unhas.
  • A lavagem deve durar entre 1 e 1,5 minuto.

Se você seguir essas dicas, aposto que não terá problema nenhum em colocar as mãos na comida! Como no nosso Prime Rib, em que você pode usar elas para virar a carne na panela, mas pegando pelo osso e cuidando para não se queimar, ein! Usar as mãos pode ser muito útil também para modelar massas ou até mesmo na preparação de saladas, misturando o molho bem entre as folhas, para que fique tudo bem temperadinho.

Gostou? Siga o The Market no Facebook e Instagram para saber mais sobre gastronomia!

Compartilhar: